normas elétricas

Normas elétricas: quais são e por que são importantes

Indice

As normas elétricas são regras que garantem a segurança e a eficiência durante a instalação, operação e manutenção de sistemas elétricos, prevenindo acidentes e a durabilidade dos equipamentos, promovendo a segurança de todos os profissionais envolvidos durante o serviço.

Neste artigo, vamos explicar as principais normas elétricas e a relevância dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) no ambiente elétrico.

Conheça as principais normas elétricas do Brasil

As diretrizes são criadas pela Normas Brasileiras Regulamentadoras (NBR) e publicadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Essas são as quatro principais diretrizes da NBR que garantem a segurança de profissionais do setor energético.

NBR 5410: Essa norma é uma das mais importantes do país para instalações elétricas de baixa tensão. Ela define os critérios para a instalação e manutenção de sistemas elétricos com tensões de até 1.000 V em corrente alternada e 1.500 V em corrente contínua, abrangendo aspectos como dimensionamento de condutores, proteção contra choques elétricos e aterramento.

NBR 14039: A norma 14039 é voltada para instalações elétricas de média tensão, que são superiores a 1.000 V e até 36.000 V. Ela cobre o planejamento e a implementação dessas instalações, englobando o dimensionamento de equipamentos e as medidas de proteção contra sobrecargas e curtos-circuitos.


NR 10: A Norma Regulamentadora 10 foca na proteção dos trabalhadores que lidam com eletricidade, abrangendo desde a capacitação profissional até a implementação de procedimentos de segurança e inspeções regulares.

NBR 5419: Essa norma trata da proteção contra descargas elétricas atmosféricas em edificações e estruturas. Os requisitos definidos pela 5419 são importantes para instalação de sistemas de proteção, como para-raios e condutores de descida. Isso evita sérios danos e garante a segurança das construções.

A importância do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)

Ao seguir as Normas Brasileiras Regulamentadoras, é garantida a segurança de profissionais e a integridade de edificações. Outro fator importante, em qualquer tipo de projeto, é a utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Veja os principais tipos de instrumentos de segurança👇

Luvas isolantes

Essas luvas são fundamentais para a proteção contra choques elétricos, pois são projetadas para suportar vários níveis de tensão. É vital que sejam inspecionadas com frequência para assegurar sua eficácia.

Óculos de proteção

Na execução de trabalhos elétricos, o uso de óculos de proteção é indispensável. Esse equipamento resguarda os olhos de possíveis estilhaços e faíscas que podem surgir ao trabalhar com sistemas elétricos.

Capacetes com proteção facial

Um dos principais equipamentos de proteção, o capacete com proteção facial, proporciona defesa contra impactos e contatos acidentais com partes energizadas.

Botas com solado isolante

O uso desse calçado previne o contato direto com superfícies eletricamente condutivas e proporciona proteção extra contra riscos de queda e perfuração.

Vestimentas de proteção

Essas roupas de proteção são confeccionadas com materiais que resistem ao calor e às faíscas, proporcionando uma camada extra de segurança e impedindo o contato direto do corpo com faíscas ou chamas.

A aplicação correta das normas elétricas garante uma segurança maior e eficiência nas instalações e manutenções elétricas, reduzindo as chances de acidentes, danos aos equipamentos e riscos para a saúde e segurança dos trabalhadores. Ao utilizar EPIs de forma adequada, os profissionais estarão protegidos, realizando as operações elétricas de forma rápida e sem problemas.

👉 Veja também: Prevenção de acidentes de trabalho

Conheça a Mais Equipamentos! 

Para garantir a eficácia nos primeiros socorros e a segurança no trabalho, confie na Mais Equipamentos. Com mais de 30 anos de experiência e reconhecimento na fabricação de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), a empresa já beneficiou mais de 20 milhões de pessoas, promovendo a segurança ocupacional em diversos ambientes de trabalho.

Todos os nossos produtos de proteção cumprem as Normas Regulamentadoras para Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e possuem certificação dos principais laboratórios de segurança no trabalho.👉 Fale conosco e solicite um orçamento para EPIs! Vendas no atacado e para representantes: 📞(11) 4750-1885